quinta-feira, 30 de julho de 2009

Centenário da Aviação - Pioneirismo


« 1909 – 1959 Desde 1883 destes jardins se elevaram no espaço vários balões livres, pilotados por aeronautas portugueses e estrangeiros, concorrendo assim para a propaganda da aeronáutica em Portugal.»



No ano em se comemoram os 100 da aviação em Portugal não poderiamos deixar de nos associar a este momento com um post sobre dois temas interligados porque tratam da Aviação da Cruz de Cristo como predecessora da Aviação Militar.
Em primeiro a referência ao lugar onde, segundo reza a placa comemorativa ali colocada a propósito dos cinquenta primeiros anos do Aero Clube de Portugal, tiveram lugar os primeiros voos de balões livres lançados para o espaço. São locais como este, quase anónimos de quaisquer conotação aeronáutica, e por onde passamos ser saber, onde foram escritas as primeiras linhas da história da Aviação em Portugal, uma história rica e com feitos memoráveis.
Acrescente-se que foi a 2 de Dezembro de 1883 que se realizou neste local a primeira ascenção do aeronauta francês Emilien Castanet a bordo do balão “Rosita”.
Em segundo lugar, e como referência desta temática, refira-se a publicação de dois volumes intitulados “Portugal na Aventura de Voar”, do punho de Henriques-Mateus, que abordam de uma forma séria todo o periodo do pioneirismo aeronáutico em Portugal, em que aeronautas mais ou menos garbosos se lançaram na conquista do azul.
Ambos os volumes puderam ser adquiridos junto com edições diárias do Jornal Público, po cerca de 15 euros cada, podendo posteriormente ser adquiridos na Loja do Jornal Público online [http://www.publico.clix.pt/]





Sem comentários:

Enviar um comentário