segunda-feira, 5 de julho de 2010

Piper Super Cub

Concluiu-se durante o passado mês de Abril de 2010, o restauro para exposição estática de mais uma aeronave do Museu do Ar, desta feita uma Piper Cub, encontrando-se desde essa data em exposição no Polo de Ovar do Museu do Ar, sito ao Aerodromo de Manobra nº1.

A Piper Cub, cujo último registo foi o CS-ALN (ex FAP 3208), faz parte do acervo do Museu do Ar desde 1985, tendo estado armazenada em Beja antes da sua vinda para Ovar.


O seu restauro foi levado a cabo por pessoal do AM1 juntamente com um grupo de voluntários criado em 2008 pela Associação de Especialistas da Força Aérea, que ali presta serviço.

Refira-se que o Pólo de Ovar, para além de diverso outro acervo, possui um FTB-337G, um C-212A Aviocar, um Cessna T-37C, um Northrop T-38A Talon, um Fiat G.91R/3, e a Piper Cub, tendo recentemente recebido um dos dois aparelhos bilugares do Museu, o LTV TA-7P Corsair II no.15545 que, vai por certo ser o centro de atenção durante os próximos meses, por parte desta equipe de voluntários e do pessoal do AM1, de forma a proceder ao seu restauro.



Piper Cub – apontamento histórico


Os primeiros Piper Cub para utilização militar recebidos em Portugal datam de 1952, altura em que foram recebidos pela Arma de Aeronáutica do Exército, ao abrigo de acordos com os Estados Unidos da América, nomeadamente do Mutual Defense Aid Program (MDAP).


Os 22 aparelhos recebidos, nos modelos L-21A e L-21B, convertidos para a versão L-21B Super Cub, foram entregues á Arma de Artilharia, para serem utilizados como aparelhos de observação na correcção de tiro de artilharia, sendo por isso baseados no aerodromo da Escola Prática de Artilharia, em Vendas Novas.


Nesta altura, e dado que o Exército já não possuia pessoal especializado para a sua manutenção (com a criação da Força Aérea Portuguesa, todo o pessoal tinha sido transferido para a FAP), pelo que tinham de se socorrer do auxílio da FAP para a manutenção, bem como para o voo das aeronaves, sempre que necessitavam, pois o Exército possuia apenas dois pilotos brevetados e qualificados para estas aeronaves e para a missão de apoio á Artilharia. Este reforço de pessoal acontecia sobretudo em alturas de grandes exercícios militares, como foi o caso de exercícios em 1953 e 1955.


Dada a fraca utilização destes aparelhos, a partir de 1955, os mesmos foram transferidos para a FAP, sendo que a aprtir dessa data a FAP passou a fornecer aviões e pilotos para a Artilharia do Exército, sempre que tal fosse necessário, o que aconteceu por diversas vezes.


A Força Aérea Portuguesa recebe por sua vez, em 1954, e ao abrigo do mesmo acordo, 8 Piper Cub, do modelo PA-18-125 Super Cub, tendo sido colocados na Base Aérea nº3, em Tancos, em substituição dos Westland Lysander.


A versão recebida era uma versão civil, de potência mais reduzida, tendo sido pintados inicialmente com um esquema de pintura cinzento claro, com uma faixa vermelha ao longo da fuselagem, pintura que foi gradualmente substituída por uma pintura em verde escuro, semelhante aos aparelhos que tinham sido recebidos pelo Exército.


Os aparelhos do Exército são integrados na FAP durante o ano de 1955, mas já em numero mais reduzido, apenas 19, pelo que a numeração destes últimos entrou em sequência dos já existentes, do nº 3209 a 3227.


Foram retirados de serviço em 1976, seguindo alguns para o mercado civil, sendo que desta forma alguns aeroclubes receberam aparelhos oriundos da FAP, alguns dos quais ainda voam nos dias de hoje, ora na propriedade de aeroclubes, ora na propriedade de particulares.


O Museu do Ar, possui alguns Piper Cub no seu acervo, encontrando-se o nº3212 exposto (Alverca), o nº 3218 em estado de voo (baseado em Sintra), e o CS-ALN/3208 em exposição estática. Possui ainda em armazém, bastante danificado por acidente, o nr.3201, bem como outros, de outros modelos.


Agradecimentos


Museu do Ar e Comando do AM1, Fernando Moreira, Eng. Luís Tavares, Dr. Mário Correia







4 comentários:

  1. Belos tempos...CS-ALN onde tive a minha primeira aula de voo em Cascais, a 18 de Novembro 1976.

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  2. É verdade! Belos e saudosos tempos...

    Fiz a minha instrução em Tires, em 1970, principalmente no CS-ALJ e no CS-ALN!

    E é com grande alegria e emoção que o vejo aqui, tantos anos depois!

    O meu instrutor foi o Godinho, que entrara a dar instrução por aquela altura e de quem eu gostei muito.

    Fui o primeiro aluno que ele "largou", não sem um belo susto!...rs,rs,rs

    Hoje vivo em Natal, Brasil, bem longe dessas paragens.

    Um abraço para todos.

    Pedro Lopes Duarte

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