domingo, 22 de junho de 2014

Aerotranstornados nº30 - Contributos para a história do FIAT G.91 na Força Aérea Portuguesa

Contributos para a história do
FIAT G.91
na Força Aérea Portuguesa





Da minha colaboração permanente com os projectos European Military Out Of Service, e Aviation Museums and Collections of the World, leva à tentativa de manter um continuado acompanhamento das movimentações das aeronaves incluídas nestas publicações e também, a uma busca do esclarecimento das dúvidas e incertezas sobre a identificação de algumas delas. Dúvidas essas que que começam tantas vezes, e como diz um Amigo, por um «ignoro» que , por vezes, não chegam nunca a ser verdadeiramente esclarecidos. Outras vezes, por entre as certezas de termos identificado um ou outro aparelho, não se pode pensar que chegamos a uma verdade absoluta.

No caso dos FIAT G.91R/4 nos. 5414 e 5415 que estão nos Açores, são aparelhos que numa primeira análise não se nos apresentam dúvidas sobre a sua identificação mas, uma analise posterior, revela que há ali algo mais para contar, gerador até de alguma confusão.
Assim, ainda que este trabalho seja constituido por notas muito pessoais sobre o tema pretende-se, não o derradeiro esclarecimento das dúvidas mas antes, um contributo no sentido do seu esclarecimento.



'5414’   [5415 c/n 91-4-0147]

Para além do FIAT G.91 nº5418 que está exposto frente á Rádio Lajes, este é um dos dois FIAT que desde há muitos anos estamos habituados a ver na BA4, nas Lajes.

O FIAT ‘5414’ foi restaurado em data que não consegui apurar mas que, estimo, tenha sido por volta do início dos anos 90, e oferecido ao Museu de Angra do Heroísmo, sem que tenha alguma vez saído das Lajes, talvez por o museu não ter forma de o expôr num local apropriado. Foi armazenado nos hangares da base até que, a 8 de Maio de 2010 foi transportado para o hangar do Aero Clube da Ilha Terceira, junto à aerogare civil, onde se encontra.
Não sendo possível identificá-lo pela placa metálica do construtor, junto à estrutura dos vidros do cockpit, foi possível confirmar, em meados de 2013, e de novo em Abril de 2015, a existência do “Radio Call”, no interior do cockpit, o 5415.
Mais ainda, a numeração pintada na fuselagem, que contém a inscrição do número de construtor, apresenta o número 91-4-101, sendo que este número é bem o do FIAT nº 5426, aparelho que se perdeu em acidente em 14 de Setembro de 1979.
Em ambos os lados da cauda, devido já a algum desgaste, ou “weathering”, como se diz na gíria modelística, é possivel verificar que o último algarismo está pintado sobre o que aparenta ser um outro algarismo, talvez o algarismo “5”? Quem sabe. Isto poderá significar que pelo menos a cauda seria do 5415, ainda que pudesse ser um “spare” utilizado apenas para este restauro. Nada disto é conclusivo.



‘5415’ [5414 c/n 91-4-0133]


Este FIAT encontra-se exposto, num pedestal, no bairro da ANA, no Aeroporto de Santa Maria, nos Açores.
Terá sido restaurado também pela mesma altura, no início dos anos 90, para ser ofertado ao Clube da ANA de Santa Maria, tendo sido o monumento inaugurado em 27 de Setembro de 1993.
Numa análise efectuada no início de 2014, foi possível observar que a cauda do aparelho aparenta ser do 5415, mas não foi possível confirmar o “Radio Call”. De todo o modo este aparelho aparenta, pelo menos do exterior, não possuir instrumentação.
Na fuselagem existe um número de construtor pintado e que, na realidade, não ajuda muito ao esclarecimento, já que, e apesar do “weathering” que torna a sua leitura um pouco difícil, aparenta ter pintado o número 91-4-10139. Ora, isto significaria que esta fuselagem seria do FIAT nº5422, aparelho que, segundo algumas fontes, se encontrava em Alverca, no DGMFA em Julho de 1994. Também aqui, a anotação do 5422 em Alverca poderia referir-se a uma outra fuselagem com a cauda do 5422, ou só a cauda...
Para este FIAT em Santa Maria se tratar da fuselagem do 5414 com a cauda do 5415, o número de contrutor seria o 91-4-0133 o que, não parece ser o caso.



De registar o restauro que lhe foi efectuado em 2018, tendo sido retirado para um hangar no aeroporto a 31 de Outubro, os trabalhos iniciaram-se no dia seguinte, e foi colocado de  novo no suporte a 9 de Novembro 2018.




Agradecimentos: Sr. Aristides Pires, Dr. Miguel Santos, Sr. TGen. Mimoso e Carvalho, Sr. Tobias Oliveira, Sr. Domingos Barbosa. Roberto Moura, Dr. João Toste;

(Minha) Lista de Aeronaves:


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